Já vi “top 10″ de tudo quanto é coisa, acho que vou criar minhas listas também. E por minhas, entenda-se: por mais que eu tenha me esforçado em ser imparcial, trata-se de um artigo pessoal.
A primeira que me vem a cabeça são os assuntos mais polêmicos da atualidade. Aquele tipo de assunto para o qual ninguém tem resposta, ou todo mundo tem resposta mas elas nunca “batem” entre si — aí, não raro são as pessoas que acabam batendo umas nas outras quando falam sobre tais assuntos. Protestos, distúrbios, guerras, debates, surgimento e queda de leis, dogmas, pesquisas científicas, fraudes, interesses financeiros e políticos são movidos, causados, sustentados em torno dos ítens dessa lista.
Porém, irei descartar aqui questões onde a resposta correta, mais aceitável ou mais razoável seja clara, mas alguns setores e grupos específicos insistem em demoverem-se de suas posições. Exemplos são as questões sobre igualdade de direitos, seja em relação a raça, sexo ou sexualidade. Quer dizer, pra mim é óbvio que negros, brancos, índios, homens, mulheres, homossexuais e heterossexuais possuem direitos e deveres básicos, especialmente o direito de serem respeitados como todo ser humano — e de respeitarem também. Portanto, não há “polêmica” aqui, mas a luta em conquistarem aquilo que muitos sabem que lhes é direito mas alguns grupos e setores específicos da sociedade não aceitam. E, convenhamos, em alguns casos o objetivo já foi alcançado ou está muito próximo de sê-lo.
Também considero que todos os assuntos aqui são importantes para reflexão, pois envolvem a vida de muitas, senão todas, as pessoas no mundo. O mundo está longe de ser uma maravilha, e todos nós somos responsáveis pelo que acontece, pelo que não acontece, pelo que evitamos que floresça e pelo que deixamos acontecer:
Quem ocupa o trono tem culpa
Quem oculta o crime também
Quem duvida da vida tem culpa
Quem evita a dúvida também tem
Engenheiros do Hawaii – Somos Quem Podemos Ser
Quem oculta o crime também
Quem duvida da vida tem culpa
Quem evita a dúvida também tem
Engenheiros do Hawaii – Somos Quem Podemos Ser
Tendo isso em consideração, listo agora os assuntos onde as respostas não são tão claras, deixando muitos seres pensantes confusos na hora de posicionar-se a respeito. Por ordem crescente de polêmica:
–10) Maconha – e então, legaliza já ou não? São muitos os componentes que fazem desse assunto uma mistura explosiva: o fato de ser “uma erva natural”, utilizada inclusive por povos antigos, suas alegadas propriedades medicinais, o combate ao tráfico, o potencial de deixar ainda mais alienada uma sociedade já abalada pelo vício em cigarro, álcool e outras substâncias que alteram o estado natural da mente, as suas propriedades não tão medicinais e, especialmente, a falta de pesquisas científicas conclusivas sobre benefícios e riscos. Eu, pessoalmente, acho a maconha simplesmente dispensável (ver o artigo A Festa da Vida), assim como qualquer substância com a exclusiva finalidade de alterar o estado de consciência; mas, enfim, nem por isso posso deixar de considerar a relevância do assunto para outros seres pensantes.
9) Vida inteligente fora da Terra – pela influência que este assunto pode ter em outros itens desta lista, incluo a questão da existência de vida inteligente fora da Terra nesta lista. De um lado, fraudes, fanáticos e, principalmente, a falta de evidências realmente conclusivas — ou ao menos que possam convencer boa parte dos bilhões de habitantes da Terra. De outro, as “pistas circunstanciais” (como as citadas no livro “Eram os Deuses Astronautas” e em teorias como a dosAnnunakis) em ruínas de povos antigos, e a própria imensidão do espaço que, como dito no filme “Contato” (com Jodie Foster):
mas se só nós existirmos, seria um terrível desperdício de espaço
7) Criação x Evolução, cobras e (grandes) lagartos – desde Darwin e “A Origem das Espécies”, os ateus ganharam um grande reforço argumentativo: a possibilidade de que não seja necessário um ser superior para o surgimento, diversificação e desenvolvimento dos seres vivos. Porém, a Teoria da Evolução tem sido motivo de grandes controvérsias mesmo na comunidade científica, fato que culminou recentemente no surgimento de uma linha científica criacionista: a Teoria do Design Inteligente. Embora a Teoria da Evolução faça vir a minha mente a imagem de um grande queijo suíço (cheio de buracos), na minha modesta opinião, a questão da origem das diversas formas de vida está muito longe de ser resolvida.
Para completar: ao usar a expressão “cobras e (grandes) lagartos”, refiro-me à serpente do Jardim do Éden (criação) e aos dinossauros (evolução – caberiam na Arca de Noé?), respectivamente.
Para completar: ao usar a expressão “cobras e (grandes) lagartos”, refiro-me à serpente do Jardim do Éden (criação) e aos dinossauros (evolução – caberiam na Arca de Noé?), respectivamente.
QUER MAIS? ACESSE O SITE: http://www.umserpensante.com/2011.975/top-10-assuntos-polemicos
QUER MAIS? ACESSE O SITE: http://www.umserpensante.com/2011.975/top-10-assuntos-polemicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário